Data: Ter Set 02, 2014 23:08 pm
Perito Área 06 - Química/Engenharia Química - IV
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 53, 54, 55 ... 97, 98, 99  Próximo

Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    FórumCW - Índice do Fórum -> Sala de estudo

Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 18:23 pm    Assunto: Re: Grupo de estudos para Perito Criminal Federal - Área 6 Responder com Citação

Primeira mensagem da página. Aproveitamos para lembrar aos interessados os endereço dos antigo tópicos de PCF Área 6:
'http://concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=60232&start=0
'http://concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=88586&start=0
'http://concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=97408&postdays=0&postorder=asc&start=0

Quem tiver interesse o endereço do nosso grupo de estudos:
'http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Já resolvemos as provas da Área 6 de 2004, 2001 e 1997 e as provas da Área 14 de 2004.
No grupo pode-se encontrar também diversos materiais para estudo, resumos e provas resolvidas... Alguns arquivos foram movidos para outro lugar, conforme instruções no grupo. Estamos também prosseguindo com um esquema de simulados para o concurso.
Só entrar no endereço acima e pedir para entrar no grupo que a gente autoriza...
Abraços e rumo à ANP!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 18:24 pm    Assunto: Questões de química analítica para concursos públicos Responder com Citação

100 – Usa-se NiSO4 para titulação de brometo e cloreto.

Errado
Esse reagente é usado na titulação de cianeto. Para os ânions citados seria ineficiente.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 18:25 pm    Assunto: Questões de química analítica para concursos públicos Responder com Citação

101 – A acetilacetona é usada como reagente orgânico para extração de Fe3+ e Cu2+.

Correto
Entre outros cátions.

ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 18:26 pm    Assunto: Questões de concursos resolvidas e comentadas - CESPE Responder com Citação

102 – Metais de transição são extraídos através do uso de Dibenzo-18-coroa-6.

Errado
O reagente citado é usado para extração de metais alcalinos e alcalinos terrosos.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 18:27 pm    Assunto: PCF Área 6 - Química / Engenharia Química - Simulados Responder com Citação

103 – Tenoiltrifluoracetona e difeniltiocarbazona são reagentes orgânicos usados para a extração de metais.

Correto
Informação verdadeira.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 18:29 pm    Assunto: Perito Criminal Federal Químico Engenheiro Químico Responder com Citação

104 – As aminas terciárias que também contêm grupos ácidos carboxílicos formam quelatos notavelmente estáveis com muitos íons metálicos.

Correto
O melhor exemplo é o EDTA.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 18:30 pm    Assunto: Questões de química analítica para concursos públicos Responder com Citação

105 – O EDTA, um ligante pentadentado, está entre os reagentes mais importantes e mais utilizados na titulometria.

Errado
O EDTA é hexadentado.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qua Jul 21, 2010 18:31 pm    Assunto: Questões de concurso do dia - Simulado XXX para a PF Responder com Citação

E estas foram as questões de hoje.
erdias
Novo usuário
Novo usuário

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 16:30 pm    Assunto: Conteúdo próximo edital Responder com Citação

Olá a todos,

A maneira mais eficiente de se preparar para a próxima prova é estudando pelo edital da anterior. Porém devemos levar em consideração que as últimas provas de outros concursos têm cobrado conteúdo diferente. Podemos citar como exemplos a última prova para agente da PF (2009) e a de técnico adm da MPU (2010).

Minha sugestão é comparar os últimos editais e verificar se houveram mudanças drásticas no conteúdo programático cobrado dos candidatos. Temos online no HD virtual do grupo o edital das duas últimas provas, a de 2002 e de 2004. Estou procurando o edital de 1997 para comparar com o de 2002, se alguém souber onde está disponível será de imensa utilidade.

As questões que surgem são:

a) Será que o próximo edital será o mesmo de 2004? Se houver mudança, qual seria mais provável?

Na minha opinião acho bem provável ser diferente e talvez entre direito constitucional.

b) Será que o próximo edital para perito da PF possa se parecer mais com o de agente da PF?

Espero a opinião de vcs!

Abraços a todos!

Erdias
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 19:47 pm    Assunto: Questões de concursos resolvidas e comentadas - CESPE Responder com Citação

106 – O ácido nitriloacético (NTA) é o segundo ácido aminocarboxílico mais comum usado em titulações.

Correto
Ele é um ligante tetradentado, somente perdendo em importância para o EDTA nessas análises.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 19:48 pm    Assunto: Perito Criminal Federal Químico Engenheiro Químico Responder com Citação

107 – Freqüentemente, agentes complexantes auxiliares devem ser usados nas titulações com EDTA para prevenir precipitações do analito como óxido hidratado.

Correto
Amônia e cloreto de amônio são exemplos desses complexantes auxiliares.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 19:49 pm    Assunto: Questões de química analítica resolvidas e comentadas Responder com Citação

108 – O Negro de Eriocromo T é um típico indicador para titulações com EDTA.

Correto
O mais comum deles.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 19:50 pm    Assunto: Questões de concursos resolvidas e comentadas - CESPE Responder com Citação

109 – Os complexos metálicos do Negro de Ericromo T são em geral pretos.

Errado
São em geral vermelhos.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 19:51 pm    Assunto: Simulados para concursos públicos - Química Analítica Responder com Citação

110 – Uma vantagem do Negro de Eriocromo T é a alta estabilidade de suas soluções.

Errado
As soluções geralmente se decompõe quando armazenas por algum tempo, sendo esta uma desvantagem.
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 19:59 pm    Assunto: Re: Conteúdo próximo edital Responder com Citação

erdias escreveu:
Olá a todos,

A maneira mais eficiente de se preparar para a próxima prova é estudando pelo edital da anterior. Porém devemos levar em consideração que as últimas provas de outros concursos têm cobrado conteúdo diferente. Podemos citar como exemplos a última prova para agente da PF (2009) e a de técnico adm da MPU (2010).

Minha sugestão é comparar os últimos editais e verificar se houveram mudanças drásticas no conteúdo programático cobrado dos candidatos. Temos online no HD virtual do grupo o edital das duas últimas provas, a de 2002 e de 2004. Estou procurando o edital de 1997 para comparar com o de 2002, se alguém souber onde está disponível será de imensa utilidade.

As questões que surgem são:

a) Será que o próximo edital será o mesmo de 2004? Se houver mudança, qual seria mais provável?

Na minha opinião acho bem provável ser diferente e talvez entre direito constitucional.

b) Será que o próximo edital para perito da PF possa se parecer mais com o de agente da PF?

Espero a opinião de vcs!

Abraços a todos!

Erdias

Muito difícil dizer... Nem mesmo previsão de um concurso temos...
Se for para chutar, eu chutaria mudanças na parte de informática a respeito do que será pedido e aumento de Constitucional. Diria que na parte específica tende a ficar bem parecido. Acho que a principal mudança deve ser o aumento dos índices do TAF, para o que foi pedido no último concurso de Agente/Escrivão. Infelizmente, acho que ninguém teria esta informação... Só resta estudar pelo que caiu da última vez - e deixar para estudar as mudanças depois do edital, em minha opinião.
Abraços
erdias
Novo usuário
Novo usuário

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 20:42 pm    Assunto: Re: Conteúdo próximo edital Responder com Citação

ConcurseiroRobson escreveu:

Se for para chutar, eu chutaria mudanças na parte de informática a respeito do que será pedido e aumento de Constitucional. Diria que na parte específica tende a ficar bem parecido. Acho que a principal mudança deve ser o aumento dos índices do TAF, para o que foi pedido no último concurso de Agente/Escrivão. Infelizmente, acho que ninguém teria esta informação... Só resta estudar pelo que caiu da última vez - e deixar para estudar as mudanças depois do edital, em minha opinião.
Abraços

Bem ponderado Robson. Acho que a informática deve ter mudanças, já que agora estão pedindo sistema operacional Windows 7 em alguns concursos (vide tecnico adm MPU 2010). Então, ainda não foi pedido o direito constitucional, por isso eu acho que pode ser pedido tb. Mas essa discussão que eu levantei é mais pra termos uma idéia geral do que é que pode ser novo no próximo concurso, levando em consideração que não há previsão ou mesmo sem querer fazer especulações "mágicas". Esse espaço é só para amadurecermos uma previsão da próxima prova.

Abraços!

Erdias
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 21:21 pm    Assunto: Re: Conteúdo próximo edital Responder com Citação

erdias escreveu:
ConcurseiroRobson escreveu:

Abraços

Bem ponderado Robson. Acho que a informática deve ter mudanças, já que agora estão pedindo sistema operacional Windows 7 em alguns concursos (vide tecnico adm MPU 2010). Então, ainda não foi pedido o direito constitucional, por isso eu acho que pode ser pedido tb. Mas essa discussão que eu levantei é mais pra termos uma idéia geral do que é que pode ser novo no próximo concurso, levando em consideração que não há previsão ou mesmo sem querer fazer especulações "mágicas". Esse espaço é só para amadurecermos uma previsão da próxima prova.

Abraços!

Erdias

Considero válida e proveitosa a discussão. Apenas não saberia chutar nada além do que disse.
Aragor
Usuário Recente
Usuário Recente

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 21:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa, Robson, blz?

Tô resolvendo o "simulado x" e gostaria de tirar uma dúvida, se possível.

A questão 15,

"15 - Entendo perfeitamente o objetivo administrativo, a teleologia do ato, todavia, me soa um tanto quanto desviante.
Correto
Embora a linguagem possa parecer empolada para alguns, nada há de incorreto."

O emprego do POA "me" não deveria estar na forma "soa-me", visto que antes dele há uma vírgula?

Abraços!
ConcurseiroRobson
Usuário Sênior
Usuário Sênior

MensagemEnviada: Qui Jul 22, 2010 22:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Aragor escreveu:
Opa, Robson, blz?

Tô resolvendo o "simulado x" e gostaria de tirar uma dúvida, se possível.

A questão 15,

"15 - Entendo perfeitamente o objetivo administrativo, a teleologia do ato, todavia, me soa um tanto quanto desviante.
Correto
Embora a linguagem possa parecer empolada para alguns, nada há de incorreto."

O emprego do POA "me" não deveria estar na forma "soa-me", visto que antes dele há uma vírgula?

Abraços!

Beleza. E vc?
Tem toda razão do mundo. Passou batido quando resolvi.
Por isso é bom quando outras pessoas fazem os simulados.
Abraços.
rafael_RJ
Novo usuário
Novo usuário

MensagemEnviada: Sex Jul 23, 2010 8:51 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal,

Sou novo aqui no forum para PCF .. comecei a estudar a um pouco mais de 1 mes.
Não sei se isso ja esta em algum topico (nao consegui achar), mas gostaria de algumas dicas sobre bibliografia ...

grande abraço e contem comigo.

Rafael.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder    FórumCW - Índice do Fórum -> Sala de estudo
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 53, 54, 55 ... 97, 98, 99  Próximo
Página 54 de 99

Ir para: